Notícias sobre a AAI no Portal da UERN


Matérias da AAI PARA O PORTAL DA UERN - 2019

Objetivo: Dar visibilidade as ações da Avaliação Institucional, através do portal da UERN, no intuito de contribuir para a melhoria da cultura avaliativa na instituição e socializar com a comunidade universitária as informações mais relevantes de interesse institucional.

Segue abaixo as matérias enviadas pela AAI no ano de 2019 para publicação no Portal da UERN, do mais recente ao mais antigo.

Gestores participam de Seminário de Avaliação e Integração

Pró-reitores, assessoria e diretores de unidades participaram do III Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

O seminário tem como objetivo otimizar os resultados das ações desenvolvidas em função de uma universidade socialmente referenciada. Durante o encontro, a vice-reitora da UERN, Profª. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, enfatizou a importância da união de todos para fazer a Universidade avançar cada vez mais e assim poder transformar a vida de mais e mais pessoas.

A assessora técnica da Reitoria, Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite, destaca que o seminário tem o intuito de promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. A ideia é oportunizar um momento de alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos.

O seminário atende às diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026), com a proposta de disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo possam participar diretamente com sugestões, críticas e ideias para otimizar as ações desenvolvidas na UERN.

Avaliação Institucional realiza seminário com cursos que participarão do ENADE 2019

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Diretoria de Cursos de Graduação e em parceria com Avaliação Institucional da UERN e o Pesquisador Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou na manhã desta quarta-feira (24) o II Seminário ENADE (Exame Nacional do Ensino Médio).

Participaram do evento coordenadores e membros dos NDEs e a Comissão Setorial de Avaliação (COSE) dos cursos que serão avaliados em 2019: Medicina, Enfermagem, Educação Física e Odontologia, de todos os campi da UERN.

Segundo a avaliadora institucional da UERN, professora Mayra Ribeiro, o seminário é  momento de discussão sobre o ENADE e seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação. “Estamos discutindo o ENADE na perspectiva de criar estratégias para que possamos juntos melhorar os indicadores de qualidade da instituição, considerando que fazemos um trabalho de qualidade, porém muitas vezes o aluno não se sente motivado a participar dessa avaliação. Queremos que o ENADE realmente mostre a qualidade do trabalho que a gente realiza na instituição”.

Durante o seminário, os professores Saulo Medeiros Diniz, avaliador do INEP e Elaborador e Revisor de questões do ENADE; e Cláudia Regina Tavares do Nascimento, do curso de Turismo, que coordenou a preparação dos alunos do curso de Turismo para o Enade em 2018 e a egressa do curso de Turismo; além de Amanda Santos, que se submeteu ao exame no ano passado, relataram um pouco da experiência no Enade, levando questões importantes sobre o resultado do Exame para o estudante, o curso e a instituição.

O ENADE é um instrumento de avaliação de rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências desenvolvidas em sua formação.

As avaliações de cada ciclo são orientadas por indicadores de qualidade e geram conceitos de avaliação de instituições e cursos superiores, sendo classificados em cinco níveis, onde os níveis iguais ou superiores a nota 3 significam qualidade satisfatória.

O Exame acontece no dia 24 de novembro, em todo o País. Devem participar os alunos que tenham integralizado 80% da carga horária mínima do currículo e que tenham previsão de integralização de 100% da carga horária até julho de 2020.

Seminário discutirá reflexos do ENADE nos cursos de graduação

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Diretoria de Cursos de Graduação e em parceria com Avaliação Institucional da UERN e o Pesquisador Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizará o II Seminário ENADE.

O objetivo do evento é promover um momento de discussão sobre o ENADE e seu reflexo nos indicadores dos cursos de graduação.

A programação conta com apresentação dos professores Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, assessora de Avaliação Institucional, e Mademerson Leandro da Costa, pesquisador institucional.  Também será realizada mesa-redonda com o tema “Perspectivas metodológicas, experiências e participação com foco nos resultados”, com a participação dos professores Saulo Medeiros Diniz, Cláudia Regina Tavares do Nascimento e a discente Jordana de Sousa Nere.

Estão convidados a participar coordenadores e membros dos NDEs e a Comissão Setorial de Avaliação (COSE) dos cursos que serão avaliados em 2019.

O evento ocorrerá no miniauditório do Curso de Música, Campus Central, no dia 24 de abril, às 8h.

Avaliação Institucional do semestre 2018.2 será realizada de 15 de abril a 24 de maio

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizará entre os dias 15 de abril e 24 de maio o ciclo de Avaliação Institucional do semestre 2018.2. Neste período, os professores e estudantes devem preencher os questionários on-line disponibilizados na Plataforma Íntegra.

A professora Mayra Ribeiro, avaliadora institucional da UERN, chama a atenção para a importância da corresponsabilidade de todos: “A cultura de avaliação precisa estar presente no cotidiano da Instituição. Quando avaliamos, melhoramos como pessoas e possibilitamos que os outros e a instituição também melhorem. Nesse processo, somos todos corresponsáveis pelo crescimento qualitativo da UERN”, analisou.

O processo avaliativo possibilita uma análise da dimensão didático-pedagógica e de infraestrutura dos cursos, a partir da avaliação de aspectos qualitativos importantes para o aprimoramento da formação acadêmica.

Com esses dados, os Departamentos Acadêmicos, através das Comissões Setoriais de Avaliação – COSES e dos Núcleos Docentes Estruturantes- NDE, têm o compromisso de consolidar os resultados em relatórios e instigar discussões e encaminhamentos, quando necessário, junto aos corpos docente e discente.

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é responsável pelo acompanhamento desse processo e por informar à gestão as demandas de infraestrutura, retroalimentando o planejamento na busca de melhoria da qualidade e, consequentemente, do aprimoramento institucional.

Avaliação Institucional e CPA realizam reuniões em unidades acadêmicas

Reunindo docentes, discentes e técnicos-administrativos, a Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) e Comissão Permanente de Avaliação (CPA) estão realizando reuniões durante o mês de abril nos CONSADs de cada Faculdade/Campus, com a finalidade de “Envolver os docentes na compreensão dos processos e demandas das avaliações interna e externa visando a melhoria dos resultados acadêmicos e administrativos da UERN”; “Compreender as atribuições da CPA e das COSEs” e “Perceber a importância da avaliação interna e externa na UERN: autoavaliação, CEE; ENADE: CAPES”.

Segundo a Profª. Dra. Rosa Rodrigues, membro da CPA, “as reuniões com os CONSADs surgem da necessidade da CPA envolver os docentes nos processos e demandas das avaliações internas e externas”. Para tanto, nos meses de fevereiro e março, a comissão trabalhou internamente um roteiro a ser seguido em todas as reuniões, sendo modificado conforme as particularidades de cada curso. As reuniões têm dois importantes momentos: a apresentação da CPA focada nos processos de avaliação interna e externa e a explanação pelo diretor do material apresentado no Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades:

Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN, com a avaliação da unidade referente ao ano de 2018 e o planejamento para o ano de 2019.

Até o momento foram realizadas, com êxito, as reuniões nos CONSADs das faculdades de Mossoró: FE, FAEF, FAEN, FACEM, FASSO e FAFIC e os Campi de Caicó, Pau dos Ferros e Patu.

Para a Universidade, a avaliação é um dispositivo importante para o planejamento, o debate sobre o papel e a função da universidade pública na sociedade, bem como um instrumento indispensável para potencializar o desempenho institucional de todas as pessoas envolvidas neste processo.

Seminário de Avaliação apresentou os panoramas da Pós-Graduação, Extensão e Internacionalização da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou nesta quarta-feira (27) um novo encontro dentro do cronograma do Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN.

O encontro foi realizado no auditório da FAFIC e contou com apresentação do planejamento das seguintes equipes: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com apresentação do pró-reitor Rodolfo Cavalcanti; Pró-Reitoria de Extensão, com apresentação do pró-reitor adjunto Fabiano Mendes; e a Diretoria de Assuntos Internacionais e Interinstitucionais, com apresentação do diretor Pedro Adrião.

Avaliadora institucional da UERN, Mayra Ribeiro fez a abertura do evento falando sobre a importância da avaliação e da corresponsabilidade de todos. Participaram do evento: diretores de unidades acadêmicas, pró-reitores, chefia de gabinete, assessores, diretores de setores administrativos, professores e técnicos.

UERN realiza seminário de avaliação e planejamento das ações institucionais

Com o objetivo de otimizar os resultados em função de uma universidade socialmente referenciada, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza nesta terça-feira (26) o Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN.

Avaliadora institucional da UERN, Mayra Ribeiro fez a abertura do evento com uma reflexão sobre corresponsabilidade e o que é possível fazer nessa atual conjuntura. “Os problemas existem, mas não podemos parar. Ideias plurais somam e fortalecem”, afirmou.

O evento reúne pró-reitores e diretores de campi e faculdades com o objetivo de promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. Além disso, é um momento de integração, alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos, a fim de difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

Na abertura, o reitor Pedro Fernandes fez uma reflexão com os gestores sobre a atual conjuntura do Estado e da Universidade e o futuro da instituição. “É necessário que olhemos os nossos problemas, mas que reflitamos também sobre a instituição que a gente quer. Uma discussão muito presente é sobre os cursos novos. Precisamos saber que cursos de graduação nós queremos e a sociedade precisa, inclusive repensar os cursos que já existem”, refletiu, levantando outras discussões, como o Campus de Apodi e a contribuição direta da UERN para o Rio Grande do Norte. “Outro desafio muito importante hoje é de que forma essa Universidade pode contribuir com o Governo, com soluções para problemas que atingem toda a população”.

Diretora da Faculdade de Enfermagem da UERN, Érica Louise destacou a importância do evento. “É um momento ímpar. É a culminância de um planejamento estratégico iniciado há alguns anos e acredito que essa gestão democrática, participativa com as faculdades, traça diretrizes muito importantes para que que possamos estabelecer metas e objetivos, saber onde a gente quer chegar”, afirmou.

Segundo o diretor Francisco Dantas, do Campus de Natal, “Somente através do planejamento é que, de fato, conseguimos fazer com que a instituição evolua em todas as esferas, de forma responsável, e trazendo os resultados que todo mundo espera. Este é o momento em que todos participam, trazendo suas colocações, contribuindo, e trabalhando para a instituição crescer”, afirmou.

O Seminário atende as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026). A ideia é disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo, em especial os gestores, pensem, critiquem, sugiram e atuem em função da consolidação de uma formação de excelência em uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

Seminário de Avaliação e Integração visa otimizar ações estratégicas na UERN

Com o objetivo de otimizar os resultados em função de uma universidade socialmente referenciada, será realizado o Seminário de Avaliação e Integração Gestão/Campi/Faculdades: Corresponsabilidade no Planejamento das Ações da UERN. O evento ocorrerá no dia 26 de fevereiro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Campus Central.

A abertura contará com a avaliadora institucional da UERN, Profª. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro, e a assessora técnica da Reitoria, Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite. Logo após, haverá a apresentação dos diretores dos Campi Avançados de Assú, Caicó, Natal, Pau dos Ferros e das Faculdades.

O Seminário atende as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN (PDI – 2016-2026). A ideia é disseminar a cultura de um planejamento estratégico na Universidade em que todos os atores desse processo, em especial os gestores, pensem, critiquem, sugiram e atuem em função da consolidação de uma formação de excelência em uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.

O Seminário visa promover a avaliação, integração e corresponsabilização das ações formativas e de gestão da Universidade. Além disso, possibilitará um momento de integração, alinhamento, avaliação e planejamento das ações nos campi, faculdade e cursos, a fim de difundir conhecimentos científicos, técnicos e culturais que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região e do País.

UERN terá 22 cursos de graduação avaliados pelo Conselho Estadual de Educação em 2019

A UERN terá 22 cursos de graduação avaliados pelo Conselho Estadual de Educação, neste ano, como parte do processo de renovação de reconhecimento de cursos. As visitas do Conselho acontecerão em cinco campi da Universidade, localizados em Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Caicó e Natal.

O Conselho irá avaliar o Projeto Pedagógico do Curso (PCC), vistoriar in loco a infraestrutura do curso, realizar reuniões e entrevistas com docentes, discentes, coordenação do curso, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Comissão Própria de Avaliação (CPA), bem como outras tarefas.

Entre a documentação exigida pelo Conselho, está o Relatório de Autoavaliação Institucional do Curso, produzido a partir do resultado da Avaliação Institucional on-line.

O relatório deverá ser socializado para a comunidade acadêmica e levado em conta no planejamento estratégico de cada curso, uma vez que mostra suas potencialidades e fragilidades.

Veja abaixo a relação dos cursos que serão avaliados neste ano:


Atualizado por: Andreia Lourenço dos Santos em 21/05/2019 (Setor para Contato: REITORIA - Assessoria de Avaliação Institucional )

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