Apresentação

SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

As Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Graduação, de Extensão e de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte realizam, em sua quinta edição, a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN (V SCTI-UERN), sob a temática ‘A Matemática está em Tudo’, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e com as comemorações do ‘Biênio da Matemática 2017-2018’ no Brasil. O evento ocorrerá no Campus Central da UERN no período de 23 a 27 de outubro de 2017.

Conhecida como ‘a ciência das ciências’ e por outro lado, não reconhecida como ciência por outros, a Matemática tem tantas definições quanto aplicações, explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina. A Matemática é, sem dúvida, uma das áreas de conhecimento mais fascinantes e antigas. Acredita-se que ela tenha surgido antes mesmo da escrita e suas aplicações concretas impulsionaram o desenvolvimento da humanidade desde as primeiras civilizações por meio do manejo de plantações, medição de terra, registro do tempo e do comércio. Desde então, suas aplicações foram se multiplicando e se tornando mais complexas como na Álgebra, Geometria, Trigonometria, Porcentagem, Estatística, Topologia, dentre outras.

Nesse contexto, a V SCTI-UERN apresenta como objetivo central discutir o ensino, a ciência, a tecnologia e inovação e a extensão em nível nacional, regional e local, enfocando particularmente as conquistas e os desafios para o ensino, para a atividade científica e extensionista, e para a pós-graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Nesse contexto, tem buscado a cada edição a popularização e divulgação da ciência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ao integrar as atividades desempenhadas nestas áreas através da articulação entre as diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UERN.

A programação reúne 14 eventos simultâneos organizados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação, de Graduação, de Extensão e de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, além das diversas unidades acadêmicas. Desta forma, o Campus Central da UERN será transformado em uma grande área de integração acadêmico-científica para os alunos, professores, técnico-administrativos e os diferentes segmentos da sociedade em torno da discussão da ciência, tecnologia e inovação e, em especial, da educação em matemática.