Apresentação


   

IV Semana de Ciência Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Ciência Alimentando o Brasil é o tema da IV Semana de Ciência Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (IV SCTI-UERN), que ocorrerá no período de 18 a 21 de outubro de 2016, no Campus Central da UERN, em Mossoró/RN. Tem como objetivo central possibilitar um espaço de diálogo, de aprendizado, de troca de experiências e de discussão acerca da ciência, tecnologia e inovação em nível nacional, regional e local, enfocando particularmente os desafios para a atividade científica e para a pós-graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Ressalta-se que essa edição compõe o rol de eventos da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação e da Semana Estadual de Ciência e tecnologia e Inovação, promovidos e coordenados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), respectivamente.

    A IV SCTI-UERN reúne 14 eventos simultâneos organizados pelos seguintes órgãos da UERN: Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPEG, Pró-reitoria de Ensino de Graduação – PROEG, Pró-reitoria de Extensão – PROEX e Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis – PRORHAE, além das diversas Unidades Acadêmicas. Também contribuem com a participação e/ou organização desses eventos outras instituições do Rio Grande do Norte com sede no Munícipio de Mossoró como: Instituto  Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró – COHM e a 12ª Diretoria Regional de Educação da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte – DIRED/Mossoró/RN. Constituem-se eventos da IV SCTI-UERN:

  1. XII Salão de Iniciação Científica
  2. V Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio
  3. V Encontro de Pós Graduação
  4. I Mostra de Residências em Saúde
  5. I Mostra de Inovação
  6. II Salão de Iniciação a Docência
  7. II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar
  8. II Salão de Extensão
  9. I Colóquio Temático das Unidades Acadêmicas
  10. V PRORHAE Motivação
  11. I Salão de Intercâmbio Acadêmico
  12. VI Encontro de Iniciação Científica do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró
  13.  Mostra de Setores Transversais da UERN
  14. Espaço de Lançamentos  de Divulgação Científica e Cultural

    A IV SCTI-UERN também traz um grande diferencial das edições anteriores, pois será realizada utilizando os espaços físicos das faculdades do Campus Central, a citar: Faculdade de Direito – FAD, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais - FAFIC, Faculdade de Ciências Exatas e Naturais – FANAT, Faculdade de Educação – FE, Faculdade de Serviço Social – FASSO, Faculdade de Letras e Artes – FALA, Faculdade de Educação Física – FAEF, Faculdade de Ciências Econômicas – FACEM, Faculdade de Enfermagem – FAEN e Faculdade de Ciências da Saúde – FACS. Esses espaços físicos serão integrados e usados como ambientes para exposições de trabalhos científicos, mostra de inventores, conferências, mesas-redondas, colóquios, lançamentos de livros, prestação de serviços de saúde e apresentações culturais. O Campus Central da UERN será transformado, portanto, em uma grande área de integração acadêmico-científica entre os alunos (da graduação e da pós-graduação, além da extensão), professores, técnicos administrativos e a comunidade em geral. Dessa forma, a IV SCTI-UERN fortalecerá o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, proporcionando o ambiente e o momento de pensar, respirar e fazer ciências, aprofundando diálogos, saberes e fazeres, (re)definindo e (re)construindo o sentido das aulas, dos processos formativos e do uso dos espaços coletivos.

    Salienta-se ainda que, na condição de universidade multicampi, os campi avançados (Açu, Pau dos Ferros, Patu, Caicó e Natal) têm papel central na construção desse ambiente de ciência na UERN, realizando, como unidades acadêmicas, atividades integradas à programação geral, através de sua presença marcante com apresentação, em especial, dos trabalhos de Iniciação Cientifica, experiências de Pós-Graduação e dos Programas Formativos. Destaca-se também a realização de salões descentralizados de Iniciação Científica do Ensino Médio.

    Confiante de que se contribuirá em prol de avanços no ambiente e nas relações acadêmicos científicas e pautando o futuro, a UERN convida a todos e a todas a fazerem parte desse novo momento da Instituição.

    Esse é um dos grandes desafios dos que fazem a UERN, sejam como professores/pesquisadores, alunos, técnicos administrativos, gestores ou como representantes da sociedade local/visitantes, ao (re)escreverem a história e construírem o futuro.

    Mossoró(RN), 27 de setembro de 2016.

    48º aniversário da UERN.

    Comissão Organizadora

   


Atualizado por: Ismael Nobre Rabelo em 14/10/2016 (Setor para Contato: PROPEG - Diretoria de Pesquisa e Inovação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-0001
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^